Pesquisa personalizada
Adoos

terça-feira, 29 de julho de 2008

dicas de manutençao polo volkswagem

tudo sobre manutençao de carros da marca volkswaGEM, POLO, todas as marcas e modelos, tdas as duvidas



Renato
Dicas de manutenção - site vw
Ai, no site vw, achei umas dicas úteis ai.. nada d+, mas vale a pena dar uma olhadinha

hehe 12:16 (7 horas atrás) Renato
Conservação periódica

Uma conservação periódica adequada contribui para preservar o valor do seu veículo. Poderá ser também condição para assegurar o direito de garantia no caso de danos por corrosão ou de deficiências na pintura da carroceria.

A melhor proteção do veículo contra as influências ambientais nocivas é a lavagem freqüente e a aplicação de produtos de conservação. Quanto mais tempo os resíduos de insetos, excrementos de aves, resinas das árvores, poeiras das estradas e industriais, manchas de asfalto, partículas de fuligem e outros sedimentos agressivos permanecerem aderidos à superfície do veículo, mais persistente será o seu efeito destruidor. Em temperaturas elevadas, devido, por exemplo, a uma exposição ao sol, o efeito corrosivo aumenta.

Os produtos necessários para uma perfeita conservação de seu veículo podem ser adquiridos nos Concessionários Volkswagen. A Volkswagen oferece, entre outros, uma série de produtos de conservação da pintura, especialmente desenvolvida para a marca. Deve-se guardar as respectivas instruções de utilização até acabar o produto.

Os produtos de conservação podem ser tóxicos. Guarde, por isso, os produtos de conservação sempre nas embalagens originais fechadas, fora do alcance das crianças - perigo de intoxicação!

Antes de aplicar um produto, leia sempre as instruções de utilização e as recomendações na respectiva embalagem. O uso inadequado destes produtos pode ser nocivo à saúde e provocar ainda danos no veículo. Se, na utilização dos produtos, forem libertados vapores nocivos, a aplicação deverá ser realizada, se possível, ao ar livre ou em áreas bem ventiladas.

Nunca utilize combustível, óleo do motor, removedor de esmalte ou outros fluidos voláteis. Estes produtos são tóxicos e facilmente inflamáveis - perigo de incêndio e explosão! 12:18 (7 horas atrás) Renato
Nunca utilize latas de alimentos, garrafas ou outras embalagens para guardar produtos de conservação, pois as pessoas nem sempre conseguem identificar seu conteúdo - perigo de envenenamento!

Antes de lavar ou aplicar um conservante no veículo, desligue o motor, puxe o freio de estacionamento e retire a chave do cilindro da ignição.

Nunca tente remover a sujeira, a lama ou o pó, com a superfície do veículo seca. Não utilize também com essa finalidade um pano ou esponja secos, para não riscar a chapa nem os vidros do seu veículo. A sujeira, lama e pó deverão ser amolecidos com água abundante, antes de serem removidos.

Observação ambiental:
- Na compra de produtos de conservação, escolha produtos ecológicos.
- As sobras de produtos de conservação não devem ser lançadas no lixo doméstico. Observe as instruções nas embalagens. 12:18 (7 horas atrás) Renato
Lavagem automática do veículo

No caso de haver peças especiais montadas no seu veículo, por exemplo, bagageiros, antena de emissores-receptores, etc., deve-se alertar o responsável pela lavagem automática. A antena de teto original de fábrica deve ser removida antes de se iniciar os processos de lavagem automática. Observe também os avisos nas placas expostas no estabelecimento.

A pintura do veículo é tão resistente que o veículo pode ser normalmente lavado, sem problemas, em uma instalação de lavagem automática. A solicitação a que a pintura é efetivamente submetida depende muito das características construtivas da instalação de lavagem e do tipo de escovas, da filtragem da água, bem como dos produtos utilizados na lavagem e conservação. Se, após a lavagem, a pintura estiver fosca ou apresentar riscos, deve-se chamar a atenção do responsável pela lavagem. Se for necessário, passe a utilizar uma instalação de lavagem diferente.

Após a lavagem do veículo, o efeito de frenagem poderá ser mais demorado devido à presença de umidade ou de gelo, no inverno, nos discos e nas pastilhas dos freios. Convém secar primeiro os freios (vide manual de instruções). 12:19 (7 horas atrás) Renato
Lavagem Manual do veículo

- Dissolva a sujeira e remova-a com água.
- Limpe o veículo com uma esponja macia, uma luva ou uma escova apropriada, de cima para baixo, começando pelo teto, sem exercer muita pressão.
- Lave, com freqüência, cuidadosamente a esponja, a luva ou a escova utilizada.
- Só utilize xampu ou sabão neutros se houver sujeiras persistentes.
- Lave, por último, as rodas, os pára-choques, a região abaixo da soleira da porta etc., utilizando, de preferência, uma segunda esponja.
- Enxágüe o veículo com água em abundância.
- Seque a pintura com um pano macio.
- Nas regiões de clima frio, seque as palhetas do limpador do pára-brisa e respectivas superfícies de encosto, para que não fiquem coladas com o gelo.
- Aplique spray de silicone para borrachas de vedação. 12:22 (6 horas atrás) Renato
LAvagem com sistemas de alta pressão

- Respeite rigorosamente as instruções de utilização da instalação de lavagem por alta pressão, com relação ao valor da pressão e à distância de aplicação.
- Mantenha uma distância suficiente em relação aos materiais moles, material de isolação acústica e aos pára-choques pintados.
- Não aponte o jato de limpeza diretamente sobre as fechaduras das portas / cilindros das fechaduras.
- Evite a lavagem por alta pressão de vidros cobertos com gelo.
- Não utilize mangueiras de pressão com jato concentrado.
- Após uma lavagem do veículo, evite manobras de frenagem abruptas e repentinas.
- Seque primeiro os freios (vide manual de instruções).

ATENÇÃO!

- Somente lave o veículo com a ignição desligada
- Proteja as mãos e os braços do contato com peças de metal com cantos vivos, quando limpar a parte inferior do veículo ou o lado interno das rodas - perigo de lesão!
- A presença de umidade ou gelo no sistema de freios pode prejudicar a eficácia dos freios - perigo de acidente!
- Após uma lavagem do veículo, evite manobras de frenagem abruptas e repentinas.
- Seque primeiro os freios (vide manual de instruções).
- Nunca lave os pneus com mangueiras de pressão com jato concentrado. Mesmo que se utilize uma maior distância de aplicação e que o tempo de atuação seja curto, poderão ocorrer danos, visíveis ou não, nos pneus - perigo de acidente!
- Nunca tente remover a sujeira, a lama ou o pó, com a superfície do veículo seca. Não utilize também com esta finalidade um pano ou esponja secos, para não riscar a pintura ou os vidros do seu veículo.
- Lavagem do veículo em climas frios: se o veículo for lavado com uma mangueira, tenha o cuidado de não dirigir o jato de água diretamente sobre as fechaduras nem sobre as junções das portas e das tampas - perigo de congelamento.
- O veículo preferivelmente não deve ser lavado sob um sol intenso. A temperatura da água não pode exceder os 60 °C, caso contrário, poderão ser causados danos no veículo. 12:22 (6 horas atrás) Renato
- Para evitar danos no veículo, mantenha uma distância suficiente em relação aos materiais moles, como tubulações de borracha, peças de plástico e material de isolação. O mesmo se aplica à limpeza de pára-choques pintados. Quanto menor a distância entre o bico da mangueira de alta pressão e a superfície, maior será a solicitação do material

Observação ambiental:
Somente lave o veículo em locais especialmente previstos para isso, para que a água com eventuais resíduos de óleo não entre nas canalizações de esgoto. 12:25 (6 horas atrás) Renato
Conservação da pintura

Deve-se basicamente utilizar produtos que não sejam abrasivos e que confiram a pintura proteção contra a ação de agentes externos. A aplicação destes produtos deverá ser feita quando as caracteristicas impermeabilizantes do produto (formação de gota sobre a superfície) reduza-se drasticamente. É importante salientar que seja utilizado produtos neutros e específicos na lavagem do veículo e a aplicação de produtos para conservação da pintura , deve ser feita manualmente.

Indicamos os produtos abaixo relacionados por apresentarem excelente performance na conservação da pintura.

Fornecedor -> Nome Comercial

Ceras Johnson -> Cera Grand Prix Tradicional - com proteror UV
Ceras Johnson -> Cera Grand Prix Extreme - com película acrílica
Ceras Johnson -> Cera Carnu
3M -> Auto Brilho
3M -> Cera Protetora Plus 12:26 (6 horas atrás) Renato
Polimento da pintura

- O polimento só é necessário quando a pintura do seu veículo tiver perdido o brilho e este já não for recuperável com a aplicação de conservantes. Os Concessionários Volkswagen poderão orientá-lo sobre esta necessidade.
- Se o polimento utilizado não contiver substâncias conservantes, terá que ser aplicado no final um produto de conservação da pintura.
- As peças com pintura fosca ou de plástico não podem ser tratadas com produtos de polimento nem com cera.
- O veículo não deve ser polido em um ambiente com areia e pó. 12:27 (6 horas atrás) Renato
Conservação de peças de plástico

As peças de plástico não podem entrar em contato com solventes. Se não for suficiente uma lavagem normal, utilize produtos especiais que não contenham solventes. Informe-se em um Concessionário Volkswagen sobre os produtos recomendados.
єℓνїѕ ®
Desde que fiz cristalização, meu carro só é lavado na água. Não ve sabão. E é AltoBrilho 3M Toda semana. Preto dá trabalho, mas se bem cuidado é muito bonito mesmo. 12:31 (6 horas atrás) Renato
Limpeza dos vidros e espelhos externos

- Umedeça os vidros com um produto para limpeza de vidros à venda no mercado, à base de álcool.
- Enxugue os vidros com uma flanela limpa ou um pano que não desfie.
- Utilize uma pequena escova para remover o gelo/neve dos vidros e dos espelhos.
- A Volkswagen recomenda aditivos específicos para limpeza dos vidros, à venda em um Concessionário Volkswagen (respeite as proporções e cuidados indicados na embalagem).
- Para enxugar os vidros, utilize um pano limpo ou uma flanela. Não utilize a mesma flanela de limpeza da carroceria para enxugar os vidros, pois os resíduos dos produtos conservantes podem sujá-los.
- Para remover o gelo, deve-se utilizar, de preferência, uma pequena escova. Se optar por uma espátula de plástico, não a utilize em movimento de vaivém, desloque-a sempre no mesmo sentido.
- Os resíduos de borracha, óleo, gordura ou silicone podem ser removidos com um produto limpador de vidros ou um solvente de silicone.
- Os resíduos de cera só podem ser eliminados com um produto especial, à venda nos Concessionários Volkswagen.
- Os resíduos de cera no pára-brisa podem provocar uma trepidação das palhetas do limpador. Reabastecendo o reservatório do lavador com um produto que contenha um solvente de cera, podem ser eliminadas as trepidações; um produto limpador de vidros com solventes de gorduras não elimina os resíduos.
- Nunca remova a neve e o gelo dos vidros e dos espelhos com água quente, pois correrá perigo de o vidro trincar!
- Os filamentos do desembaçador do vidro traseiro encontram-se do lado de dentro. Para não danificar os filamentos do desembaçador do vidro traseiro, não afixe autocolantes pelo lado de dentro. 12:32 (6 horas atrás) Renato
Limpeza das palhetas do limpador do pára-brisa/ vidro traseiro

- Levante o braço do limpador do pára-brisa / vidro traseiro.
- Limpe com cuidado o pó e as sujeiras das palhetas com um pano macio.
- Limpe as palhetas com produto de limpeza dos vidros. Se estiverem muito sujas, utilize uma esponja ou um pano.
- Recoloque o braço do limpador pára-brisa / vidro traseiro no vidro.
- No caso de frio intenso e quando houver geada, antes de acionar o limpador, verifique se as palhetas não estão coladas no vidro! Se o limpador for ligado com as palhetas coladas pelo gelo, tanto as palhetas como o motor do limpador podem ser danificados!

Conservação das juntas de borracha

- Limpe o pó e as sujeiras das juntas de borracha com um pano macio.
- Aplique periodicamente um produto conservante especial nas borrachas de vedação.
- As juntas de borracha das portas, janelas, etc. conservam a sua elasticidade e têm uma maior duração se forem, às vezes, protegidas com um produto de conservação de borrachas (por exemplo: spray de silicone).
- Impede-se, desta forma, um desgaste prematuro das juntas de vedação, evitando-se infiltrações de água. As portas abrem-se com mais facilidade. As borrachas de vedação bem conservadas não ressecam tão facilmente no inverno.

Cilindro das fechaduras

- Recomendamos um spray com propriedades lubrificantes e anticorrosiva, principalmente após as lavagens e em épocas frias.
- Não utilize produtos que contenham substâncias solventes de graxas na fechadura da porta.

Limpeza das peças cromadas

-Limpe as peças cromadas com um pano úmido.
- Remova as manchas ou resíduos de sujeiras com um produto de limpeza de cromados.
- Utilize um pano macio e seco para polir os cromados. Nunca utilize na conservação de cromados produtos com efeito abrasivo.
- Não limpe nem faça o polimento das peças cromadas em um ambiente com pó e areia. 12:35 (6 horas atrás) Renato
Cavidades

-Todas as cavidades expostas à corrosão são submetidas, de fábrica, a uma proteção de longa duração.
- Esta conservação não precisa ser verificada nem retocada. Se, com temperaturas externas elevadas, escorrer um pouco de cera das cavidades, ela pode ser removida com uma espátula de plástico e benzina.
Observação ambiental:
Para remoção da cera escorrida com benzina, é necessário respeitar as prescrições de segurança e defesa do meio ambiente.

Rodas de aço

- Limpe as rodas de aço periodicamente com uma esponja separada.
- O pó de abrasão dos freios pode ser eliminado com um produto de limpeza industrial. Eventuais danos na pintura das rodas de aço devem ser rapidamente eliminados, antes de formar ferrugem.
- Nunca lave os pneus com mangueiras de pressão de jato redondo. Mesmo que se utilize uma maior distância de aplicação e que o tempo de atuação seja curto, poderão ocorrer danos, visíveis ou não, nos pneus - perigo de acidente!
- A presença de umidade ou gelo no sistema de freios pode prejudicar a eficácia dos freios - perigo de acidente! Imediatamente após uma lavagem do veículo, evite manobras de frenagem súbitas. Convém secar primeiro os freios (vide manual de instruções).
- Pise com cuidado no pedal do freio, para testar os freios.
- Evite manobras de frenagens súbitas, logo após uma lavagem do veículo.
- Leia e respeite as informações e recomendações constantes no manual de instruções.

Rodas de liga leve

- Lave as rodas de liga leve para eliminar o pó abrasivo e aplique nas rodas um produto de limpeza sem ácidos a cada duas semanas.
- Proceda a uma cuidadosa aplicação de cera nas rodas a cada três meses.
- Para que o aspecto decorativo das rodas de liga leve se mantenha por muito tempo, é necessária uma conservação periódica. Se o pó abrasivo dos freios não for lavado periodicamente, a liga leve será atacada.
- Utilize sempre um produto especial de limpeza sem ácidos para limpar as rodas de liga leve.

ATENÇÃO! 12:35 (6 horas atrás) Renato
- Não podem ser utilizados produtos de polimento da carroceria nem outros produtos abrasivos para conservar as rodas. No caso da camada protetora de verniz ter sido danificada, por exemplo, pela projeção de pedras, deve-se proceder a sua imediata reparação.
- Nunca lave os pneus com mangueiras de pressão de jato redondo. Mesmo que se utilize uma maior distância de aplicação e que o tempo de atuação seja curto, poderão ocorrer danos, visíveis ou não, nos pneus - perigo de acidente!
- A presença de umidade ou gelo no sistema de freios pode prejudicar a eficácia dos freios - perigo de acidente! Imediatamente após uma lavagem do veículo, evite manobras de frenagem súbitas. Convém secar primeiro os freios (vide manual de instruções).
- Pise com cuidado no pedal do freio, para testar os freios.
- Evite manobras de frenagens súbitas, logo após uma lavagem do veículo.
- Leia e respeite as informações e recomendações constantes no manual de instruções. 12:38 (6 horas atrás) Renato
Limpeza do compartimento do motor

O compartimento do motor e a superfície do agregado propulsor recebem de fábrica um tratamento anticorrosivo.

Os Concessionários Volkswagen dispõem dos produtos de limpeza e conservação indicados e equipamentos necessários para esta finalidade.

Quando o compartimento do motor é submetido a uma limpeza com produtos solventes de gordura ou quando se faz uma lavagem do motor, elimina-se quase sempre também a proteção anticorrosiva. Por isso, é recomendável solicitar em seguida a aplicação de um produto de proteção anticorrosiva para uma conservação duradoura de todas as superfícies, rebordos, ranhuras e peças do compartimento do motor.

ATENÇÃO!

- Antes de realizar quaisquer trabalhos no compartimento do motor, atente para as recomendações "Instruções de segurança nos trabalhos a serem realizados no compartimento do motor" (vide manual de instruções).
- Antes de efetuar um trabalho na caixa coletora de água, deve-se retirar a chave da ignição como medida de precaução, considerando-se que os limpadores podem ser involuntariamente ligados, resultando em perigo de lesão.
- Desligue o motor, puxe o freio de estacionamento e retire sempre a chave da ignição, antes de abrir a tampa do compartimento do motor.
- Deixe arrefecer o motor antes de limpar o compartimento do motor.
- Proteja as mãos e os braços do contato com peças de metal com cantos vivos, quando limpar a parte inferior do veículo, o lado interno das rodas ou as calotas das rodas - perigo de lesão!
- A presença de umidade ou gelo no sistema de freios pode prejudicar a eficácia de frenagem - perigo de acidente!
- Imediatamente após uma lavagem do veículo, evite manobras de frenagem bruscas.
- Nunca toque no ventilador do radiador, que tem comando termostático e pode entrar automaticamente em funcionamento, mesmo com a ignição desligada e depois de retirada a chave da ignição! 12:40 (6 horas atrás) Renato
- A caixa coletora de água, localizada na frente do pára-brisa, deve ser limpa periodicamente para manter desobstruídos os orifícios de escoamento e evitar que folhas, pétalas de flores, etc. penetrem o habitáculo através do sistema de aquecimento e ventilação, nos veículos sem filtro de poeira e pólen.

Observação ambiental:
Como em uma lavagem do motor são arrastados pela água restos de gasolina, lubrificantes e óleos, a água contaminada precisa ser purificada através de um separador de óleo. Por isso, o motor deve ser lavado em um Concessionário Volkswagen ou em postos de serviço.

Limpeza dos materiais sintéticos e do painel de instrumentos

Utilize apenas um pano limpo que não desfie, umedecido em água, para limpar as peças de plástico e o painel de instrumentos. Se isso não for suficiente, utilize na limpeza e conservação produtos especiais que não contenham solventes.

Nunca limpe o painel de instrumentos e a superfície dos módulos do airbag, com produtos de limpeza ou sprays que contenham solventes. Os produtos que contêm solventes tornam as superfícies porosas.

Em caso de acionamento dos airbags, podem ocorrer lesões consideráveis, motivadas pelas peças de plástico que se soltam. Os produtos de limpeza que contêm solventes, amônia ou cloro atacam os materiais.

Estofamento e revestimento de tecido
Os estofamentos e os revestimentos de tecido e do teto devem ser periodicamente aspirados, para remoção das sujeiras grudadas à superfície que podem penetrar nos tecidos com o uso. Não utilize nenhum sistema de jato a vapor, pois isso pode fazer com que a sujeira penetre ainda mais no tecido.

Limpeza normal

Recomendamos a utilização de uma esponja macia ou de um pano que não desfie, à venda no mercado. A limpeza com uma escova deve ficar reservada ao revestimento do teto e tapetes, visto que as outras superfícies de tecidos podem danificar-se se forem escovadas. 12:40 (6 horas atrás) Renato
No caso de sujeira superficial generalizada, pode-se recorrer a uma limpeza com espuma especial para esse efeito. A espuma é aplicada sobre a superfície do tecido com uma esponja macia, esfregando-se levemente. Evite, porém, que os tecidos fiquem encharcados. Em seguida, a espuma deve ser removida com panos secos e absorventes, utilizando o aspirador depois de totalmente seco.

Remoção de manchas

Na limpeza de manchas, poderá ser necessário limpar não apenas o local das manchas, mas toda a superfície, especialmente se existirem sujeiras generalizadas devido ao uso. Caso contrário, a superfície limpa poderá ficar mais clara do que a superfície não limpa.

As manchas de bebidas (como por exemplo café ou suco de fruta) podem ser removidas com uma solução de detergente neutro, que deve ser aplicada com uma esponja. No caso de manchas difíceis, pode-se aplicar um removedor de manchas especial diretamente sobre a área atingida. Em seguida, é necessária a limpeza com água limpa para remoção de todos os resíduos do removedor de manchas. Para isso, a água deve ser aplicada com um pano úmido ou com uma esponja, absorvendo-se em seguida a umidade com panos secos.

As manchas de chocolate ou de cosméticos devem ser removidas com um removedor de manchas especial. Em seguida, o removedor de manchas deve ser eliminado com uma esponja úmida.

Para remover manchas de gordura, óleo, batom ou canetas esferográficas pode-se utilizar um sabão neutro. As partículas de gordura ou de tinta devem de ser absorvidas com um material apropriado. É necessário um tratamento posterior com água, sem encharcar os revestimentos.

Se os estofamentos e os revestimentos estiverem muito sujos, recomendamos que encaminhe o seu veículo uma empresa de limpeza especializada.

Cuidado!
- No caso de manchas mais difíceis, solicite o trabalho a uma empresa especializada para evitar danos.
- Os produtos de limpeza que contêm solventes atacam o material. 12:42 (6 horas atrás) Renato
- As partículas de pó e de sujeiras introduzidas nos poros, pregas e costuras podem provocar atrito e danificar a superfície do couro.
- Os materiais em velcro dos vestuários podem danificar os estofamentos e revestimentos. Atente para que não haja a possibilidade de materiais com velcro entrarem em contato com os estofamentos e revestimentos.
- As peças do vestuário com partes pontiagudas ou rígidas, ou cintos com arestas mais agressivas podem danificar os estofamentos e os revestimentos.

Limpeza do couro

Devido à elevada qualidade dos tipos de couro utilizados e as particularidades destes materiais (tais como, a sua sensibilidade aos óleos, lubrificantes, sujeiras, etc.), são necessários alguns cuidados no seu uso e conservação.

Por isso, é possível que peças de vestuário escuras (especialmente quando estiverem úmidas e o tingimento for deficiente) manchem os estofamentos de couro dos bancos. As partículas de pó e de sujeiras localizadas nos poros, pregas e costuras podem provocar atrito e danificar a superfície do couro. O couro deverá ser, por isso, submetido a uma conservação periódica, conforme orientações aqui descritas.

Ao fim de um período mais longo de utilização, os bancos de couro adquirem uma "aparência" típica e inconfundível. Trata-se de uma característica do couro natural que certifica a sua qualidade.

Quando necessário, limpe as regiões sujas dos revestimentos de couro com um pano de algodão ou de lã umedecido.

Para remoção de sujeiras mais difíceis:
- Limpe os pontos mais sujos com um pano embebido em uma solução suave de detergente (2 colheres de sopa de sabão neutro para 1 litro de água).
- Tenha o cuidado de não molhar excessivamente o couro, para que não penetre água pelas costuras.
- Em seguida enxugue com um pano macio.

Remoção de manchas:
- Remova as manchas recentes à base de água (como, por exemplo, café, chá, sucos, sangue) com um pano ou papel absorvente ou utilize, no caso de manchas ressecadas, um removedor de manchas apropriado. 12:45 (6 horas atrás) Renato
- Remova as manchas recentes à base de gordura (como, por exemplo, manteiga, maionese, chocolate) com um pano ou papel absorvente ou utilize um removedor de manchas apropriado, no caso da mancha não ter penetrado muito na superfície.
- No caso de manchas ressecadas, utilize um spray solvente de gorduras.
- Trate as manchas especiais (como, por exemplo, canetas esferográfica, marcadores de texto, esmaltes de unha, graxa) com um removedor de manchas especial para couros.

Conservação do couro:

- Faça semestralmente uma aplicação de conservante de couro à venda nos Concessionários Volkswagen.
- Aplique o produto em quantidades moderadas.
- Limpe em seguida com um pano macio.
- Aplique periodicamente e após cada limpeza um produto de proteção específico para a conservação do couro.
- Limpe o couro a cada 2 ou 3 meses e remova toda sujeira detectada.
- Remova eventuais manchas de caneta esferográfica, tinta, batom, graxa, etc. com a máxima brevidade possível.
- Conserve também a cor do couro. Retoque os pontos desbotados com um produto especial.
- Em caso de dúvidas sobre a conservação e limpeza do couro, consulte o seu Concessionário Volkswagen.

Cuidado!

- O couro não pode ser tratado com substâncias solventes (como, por exemplo, gasolina), cera, graxa para calçado e outros produtos do gênero.
- No caso de manchas mais difíceis, solicite o trabalho a uma empresa especializada, para evitar danos.
- As partículas de pó e de sujeira introduzidas nos poros, pregas e costuras podem provocar atrito e danificar a superfície do couro.
- As peças do vestuário com partes pontiagudas ou rígidas, ou cintos com arestas mais agressivas podem danificar definitivamente o couro.
- Remova imediatamente quaisquer líquidos que tenham sido derrubados com um pano absorvente, visto que a superfície de couro não resiste por muito tempo à penetração de líquidos.
12:46 (6 horas atrás) Renato
- No caso de um período de imobilização mais demorado ao ar livre, proteja o couro de uma exposição direta ao sol, para que não desbote. É normal umaligeira alteração da cor devid

Limpeza dos cintos de segurança

Os cintos de segurança sujos poderão obstruir o seu enrolamento automático.

Mantenha os cintos limpos e controle periodicamente o estado de conservação de todos os cintos de segurança.

Limpeza dos cintos de segurança:

- Puxe o cinto de segurança sujo totalmente para fora e deixe o cadarço desenrolado.
- Lave os cintos de segurança sujos com uma solução morna de água e sabão neutro.
- Deixe secar o cadarço do cinto que foi lavado.
- Só enrole o cinto de segurança quando o cadarço estiver seco pois a presença de umidade pode danificar o enrolador automático.

ATENÇÃO!

- Controle periodicamente o estado de conservação de todos os cintos de segurança. Se detectar danos no cadarço do cinto, nas ligações, no enrolador automático ou no fecho, substitua o cinto de segurança e também o fecho fixado no banco, em um Concessionário Volkswagen.
- Os cintos não podem ser lavados quimicamente, pois os produtos químicos podem danificar a resistência do tecido. Os cintos de segurança também não podem entrar em contato com líquidos ácidos.
- Os cintos de segurança danificados devem ser imediatamente substituídos por cintos de segurança com as mesmas características e da mesma versão. Poderá ser necessária uma substituição dos cintos de segurança, após um acidente, mesmo que não haja danos visíveis. 12:48 (6 horas atrás) "M@®©Ø"
Legal 13:07 (6 horas atrás) Renato
- Cuide para que não entre corpos estranhos ou líquidos no fecho do cinto de segurança, caso contrário, poderão resultar em falhas de funcionamento do fecho e do próprio cinto de segurança.
- Não tente reparar um cinto de segurança com as próprias mãos. Os cintos de segurança nunca podem ser submetidos a qualquer tipo de alterações nem desmontados por pessoa não qualificada.
- Leia e respeite sempre as informações e recomendações relativas aos cintos de segurança constantes no manual de instruções.

Limpeza do porta-objetos e do suporte para bebidas

Para limpar o porta-objetos, o suporte para bebidas e a guarnição de plástico e cinzerros, umedeça com água um pano limpo que não desfie e faça a limpeza. Se isso não for suficiente, poderá ser utilizado na limpeza e conservação, produtos especiais que não contenham solventes. 13:07 (6 horas atrás) Renato
Proteção do Chassi

As partes inferiores do veículo possuem uma proteção contra influências químicas e mecânicas.

Como não há forma de impedir que essa camada protetora seja afetada com o uso, recomenda-se que se mande inspecionar e, se necessário, retocar a camada protetora das partes inferiores, de preferência antes do início e no final da estação fria.

Recomendamos que mande executar quaisquer retoques e medidas adicionais de proteção anticorrosiva em um Concessionário Volkswagen. Os Concessionários Volkswagen dispõem dos produtos de retoque apropriados e dos equipamentos necessários, além de estarem a par das técnicas de aplicação.

Nunca utilize produto adicional de proteção do chassi nem produtos anticorrosivos para tubos de escapamento, catalisadores e placas de proteção térmica. Estas substâncias podem incendiar-se com o calor do sistema de escapamento ou das peças do motor - perigo de incêndio!

Nenhum comentário: